SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número14Estudantes moçambicanos no Rio de Janeiro, Brasil: sociabilidade e redes sociaisMulheres transnacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

ASSIS, Gláucia de Oliveira  e  IHA, Natália Cristina. A escolarização dos jovens migrantes brasileiros: problemas e perspectivas. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 357-378. ISSN 1413-666X.

Este estudo sobre a segunda geração de migrantes brasileiros nos EUA destaca a inserção dos jovens e adolescentes no ambiente escolar ao mesmo tempo em que buscam também um lugar no mercado de trabalho. A escola é para muitos deles porta de entrada no novo mundo, onde acontecem os principais conflitos e choques de identidade, inter e intra-relacionados com a questão lingüística, sociocultural e política, num processo de exclusão e racismo que ao mesmo tempo agrega comunidades e as segrega do acesso à principal via da sociedade norte-americana (Ver BOURDIEX, A miséria do mundo). A metodologia aplicada nesta pesquisa procurou seguir as trajetórias dos migrantes e as relações que eles estabelecem entre Brasil e EUA. Também foram utilizados os dados coletados no Consulado de Boston, além das análises de dados secundários relevantes encontrados nas bibliografias revisadas. Autores como Bourdieux (2001), Sayad (1998), Penna e Mey (1998), Elias (1996) e Assis (2003) e especialistas, como Portes (2001), Alba (2003) e Suarèz-Orozco (2002), foram de extrema importância para referendar este artigo. O resultado desta análise aponta para a esperança do jovem migrante brasileiro em se inserir na sociedade norte-americana para “ganhar a América”, ao mesmo tempo em que demonstra sua falta de perspectiva, por serem indocumentados.

Palavras-chave : Segunda-geração; Escola; Exclusão; Perspectiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License