SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue14Transnational WomenWomen’s Migratory Project: motivations and torments between dream and reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

SOUSA, Isabela Cabral Félix de. A integração de imigrantes brasileiras em Roma: conquistas e dificuldades. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 399-415. ISSN 1413-666X.

Este estudo enfatiza a integração de imigrantes brasileiras em Roma. A pesquisa se ancora teoricamente na perspectiva das relações de gênero priorizando o fortalecimento feminino e a maior visibilidade das mulheres no processo migratório. Valendo-se da metodologia qualitativa, foram tomadas notas nos locais de encontro e realizadas 83 entrevistas (mulheres, homens e pessoas-chaves para a comunidade brasileira). A análise de conteúdo revelou que a integração social ocorreu para muitas mulheres e que a solidão para elas também é um dos maiores sofrimentos. Enfatiza-se que um maior grau de integração social não necessariamente significa para essas mulheres o desejo de permanecer para sempre na Itália. A satisfação das mulheres com o emprego depende do trabalho realizado anteriormente no Brasil e com o grau de escolaridade. Apesar de serem muitas as dificuldades por elas experimentadas, muitas se sentem fortalecidas por suas conquistas psicológicas, sociais, culturais e materiais em Roma. Ressalte-se que, se para algumas mulheres o processo migratório é apenas instrumental, para outras é promocional resultando na emancipação feminina.

Keywords : Imigração; Mulheres brasileiras; Roma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License