SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Development of a scale for student adaptation to academic enviroment assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

FERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S.  and  SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271.

Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido.

Keywords : Ensino superior; Adaptação acadêmica; Rendimento acadêmico; Desenvolvimento psicossocial; Sucesso acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License