SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S.  e  SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271.

Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido.

Palavras-chave : Ensino superior; Adaptação acadêmica; Rendimento acadêmico; Desenvolvimento psicossocial; Sucesso acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License