SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Restricciones en el canal de comunicación y representación de influencia en situación de toma de decisiónValores organizacionais e prazer-sofrimento no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BUENO, José Maurício Haas; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales  e  OLIVEIRA, José Carlos da Silva. Um estudo correlacional entre habilidades sociais e traços de personalidade. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 31-38. ISSN 1413-8271.

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um estudo correlacional entre habilidades sociais e traços de personalidade segundo o modelo dos cinco grandes fatores. Foram sujeitos da pesquisa 189 estudantes universitários, de ambos os sexos (41 homens e 148 mulheres), de 18 a 59 anos (média 26,3 anos), primeiro-anistas dos cursos de Letras, História, Psicologia, Pedagogia e Biologia. Foram aplicados o Inventário de Habilidades Sociais, que informa sobre (a) enfrentamento com risco, (b) auto-afirmação na expressão de afeto positivo, (c) conversação e desenvoltura social, (d) auto-exposição a desconhecidos e a situações novas e (e) auto-controle da agressividade a situações aversivas; e um Inventário de Personalidade que informa sobre os cinco grandes fatores: extroversão, socialização, escrupulosidade, neuroticismo e abertura para novas experiências. Encontrou-se que a variância de enfrentamento com risco pode ser explicada principalmente por extroversão e abertura para novas experiências; auto-afirmação na expressão de afetos positivos, por socialização e equilíbrio emocional; conversação e desenvoltura social, pelo conjunto equilibrado de todas os cinco grandes fatores, exceto escrupulosidade; auto-exposição a desconhecidos e a situações novas, por extroversão e equilíbrio emocional; e auto-controle da agressividade por socialização.

Palavras-chave : Social skills; Personality traits; Modelo dos cinco grandes fatores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License