SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Satisfação no trabalho: um estudo entre os funcionários dos hotéis de João PessoaAndarilhos de estrada: estudo das motivações e da vivência das injunções características da errância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

PACHECO, Lílian Miranda Bastos. Olhar, explicação e intervenção da psicologia da infância: contextualização histórico-cultural-metodológica. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 59-66. ISSN 1413-8271.

Este artigo destaca algumas influências culturais-econômicas-históricas que podem ser observadas ao longo da estruturação do campo de estudo da psicologia da infância. Algumas necessidades sociais, como o problema da mortalidade infantil, fracasso escolar e desajustamentos culturais devido a guerras e imigrações, demandaram a oferta de serviços e profissionalização, no intuito de oferecer orientações a respeito da criação e educação das crianças. A dispersão e diversidade de abordagens e teorias existentes hoje na psicologia da infância podem ser melhor compreendidas ao serem contextualizadas nos seus respectivos berços socioculturais.

Palabras clave : Psicologia da infância; Influências culturais; Econômicas e históricas; Abordagens psicológicas; Educação infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License