SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Olhar, explicação e intervenção da psicologia da infância: contextualização histórico-cultural-metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PERES, Rodrigo Sanches. Andarilhos de estrada: estudo das motivações e da vivência das injunções características da errância. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 67-75. ISSN 1413-8271.

A presença de andarilhos de estrada é cada vez mais notável nos acostamentos das rodovias brasileiras. O presente trabalho teve como objetivo investigar os eventos que levaram esses indivíduos a abandonar os referenciais da vida em sociedade e analisar a forma como são vivenciadas as injunções características desse modo de existência. Foram tomados como sujeitos quinze andarilhos de estrada albergados em uma instituição assistencial da cidade de São Carlos (SP) e realizadas entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas, transcritas na íntegra e submetidas a uma análise de conteúdo. Os diversos fatores apontados como motivadores do nomadismo foram categorizados em dois planos: psicológico e socioeconômico. A vida no “trecho” é permeada por um sentimento constante de incerteza e insegurança, decorrente da precariedade e do isolamento característicos dessa condição.

Palavras-chave : Andarilhos de estrada; Alcoolismo; Desemprego; Conflitos afetivos-familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License