SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Internal consistency analysis by means of Cronbach’s Alpha: a computer program based on dynamic graphics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas F. do. Estudo normativo do sistema compreensivo do Rorschach para a cidade de São Paulo. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 127-141. ISSN 1413-8271.

O método de Rorschach tem se mostrado bastante eficiente como instrumento na área de investigação e diagnóstico da personalidade. O sistema compreensivo de Exner tem garantido ao Rorschach status de instrumento de grande confiabilidade, por sua objetividade e precisão nos resultados. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário trabalhar com normas apropriadas para a população. Por isso, realizamos uma pesquisa de normatização a fim de encontrar resultados para melhor utilização do sistema compreensivo em nosso meio. Aplicamos o Rorschach individualmente, em 200 sujeitos não-pacientes, de ambos os sexos, residentes na cidade de São Paulo, com idade variando entre 17 e 65 anos, de todos os graus de escolaridade e níveis socioeconômicos. Os resultados apresentam várias diferenças, quando comparados às normas apresentadas por Exner, mas algumas semelhanças com os estudos apresentados por especialistas de outros países, especialmente, os de origem latina. Estes resultados indicam influências culturais em diversas variáveis do Rorschach.

Keywords : Método de Rorschach; Sistema compreensivo; Estudo normativo; Cidade de São Paulo; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )