SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Análisis de consistencia interna mediante Alfa de Cronbach: un programa basado en gráficos dinámicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas F. do. Estudo normativo do sistema compreensivo do Rorschach para a cidade de São Paulo. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 127-141. ISSN 1413-8271.

O método de Rorschach tem se mostrado bastante eficiente como instrumento na área de investigação e diagnóstico da personalidade. O sistema compreensivo de Exner tem garantido ao Rorschach status de instrumento de grande confiabilidade, por sua objetividade e precisão nos resultados. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário trabalhar com normas apropriadas para a população. Por isso, realizamos uma pesquisa de normatização a fim de encontrar resultados para melhor utilização do sistema compreensivo em nosso meio. Aplicamos o Rorschach individualmente, em 200 sujeitos não-pacientes, de ambos os sexos, residentes na cidade de São Paulo, com idade variando entre 17 e 65 anos, de todos os graus de escolaridade e níveis socioeconômicos. Os resultados apresentam várias diferenças, quando comparados às normas apresentadas por Exner, mas algumas semelhanças com os estudos apresentados por especialistas de outros países, especialmente, os de origem latina. Estes resultados indicam influências culturais em diversas variáveis do Rorschach.

Palavras-chave : Método de Rorschach; Sistema compreensivo; Estudo normativo; Cidade de São Paulo; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )