SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Análisis de consistencia interna mediante Alfa de Cronbach: un programa basado en gráficos dinámicosFamílias que maltratam: uma tentativa de socialização pela violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FONSECA, Marília Saldanha da. Aquisição de drogas: um estudo entre estudantes brasileiros. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 153-162. ISSN 1413-8271.

O crescente consumo de drogas no Brasil atinge uma população cada vez mais jovem, inclusive estudantes. Os levantamentos epidemiológicos realizados entre alunos brasileiros de educação básica concluíram que a grande maioria dos alunos nunca teve contato com drogas, exceto tabaco e álcool. Quanto aos usuários, é avaliado o modo como agem para que se possa adotar contramedidas. O presente estudo tem como objetivo investigar os canais que os estudantes usuários utilizam para adquirirem as drogas (forma e/ou local). Os resultados apontam em primeiro lugar os amigos, seguidos de traficantes, farmácias, outros e familiares. Conclui-se pela necessidade das escolas promoverem ações preventivas que reduzam os riscos do abuso de drogas entre os estudantes, adotando um conjunto de medidas que visem a uma educação para a saúde e para a qualidade de vida. Destaca-se a importância das contribuições do psicólogo da saúde, atuando na prevenção primária, secundária e terciária.

Palavras-chave : Consumo de drogas; Pesquisa epidemiológica; Aquisição de drogas; Ações preventivas; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )