SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Famílias que maltratam: uma tentativa de socialização pela violênciaPsicodinâmica da mulher trabalhadora de meia-idade em fase de pré-aposentadoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BORUCHOVITCH, Evely  e  MEDNICK, Birgitte R.. O significado de saúde e doença: algumas considerações para a psicologia da saúde. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 175-183. ISSN 1413-8271.

A importância de se conhecerem os conceitos de saúde e da doença dos indivíduos vem sendo reconhecida pelos pesquisadores da área pelas suas implicações teóricas e práticas para a psicologia da saúde e da educação. Como as evidências vêm sugerindo que as cognições relativas à saúde e doença exercem um impacto nas atitudes ligadas à saúde e no engajamento em comportamentos saudáveis das pessoas, esses conceitos estão sendo cada vez mais investigados. Em consonância, o objetivo deste trabalho é rever criticamente a literatura a respeito dos fatores subjacentes às concepções de saúde e doença dos indivíduos. Os dados são discutidos quanto a suas potenciais implicações para a psicologia da saúde.

Palavras-chave : Conceito de saúde; Conceito de doença; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )