SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O significado de saúde e doença: algumas considerações para a psicologia da saúdeFunção paterna, fratria e violência: sobre a constituição do socius na psicanálise freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

LEAO, Marluce Auxiliadora Borges Glaus  e  GIGLIO, Joel Salles. Psicodinâmica da mulher trabalhadora de meia-idade em fase de pré-aposentadoria. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 185-194. ISSN 1413-8271.

Este estudo analisa o processo de aposentar-se como um fenômeno de transição na meia-idade, investigando como uma mulher trabalhadora, com alto nível de qualificação profissional, vivencia a proximidade da aposentadoria e o que orienta suas expectativas de vida. Utiliza entrevista e procedimento de desenhos-estórias como técnica de investigação clínica da personalidade, analisando qualitativamente os dados à luz da Psicologia Analítica. Constata que, nessa mulher, a proximidade da perda da identidade profissional, em virtude da aposentadoria, mobiliza símbolos que estão na sombra e que podem ser integrados à consciência, assim como arquétipos de transformação, determinando a qualidade de enfrentamento dessas mudanças na meia-idade. Conclui que o evento da aposentadoria propicia a redefinição e a reorientação da personalidade dessa mulher e que os programas de preparação para a aposentadoria devem destacar a importância dos aspectos psicológicos que esse evento envolve, favorecendo a continuidade do processo de individuação.

Palavras-chave : Aposentadoria; Mulher; Meia-idade; Psicologia analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )