SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicodinâmica da mulher trabalhadora de meia-idade em fase de pré-aposentadoriaA obra poética de Pablo Neruda: um estudo psicanalítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

LEONIA CAVALCANTE, Teixeira. Função paterna, fratria e violência: sobre a constituição do socius na psicanálise freudiana. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 195-200. ISSN 1413-8271.

As reflexões que se seguem objetivam elaborar a contribuição freudiana em relação à constituição do sujeito e do socius. Para tanto, iniciou-se com a problematização do artigo Totem e Tabu, ressaltando nele as funções paterna e fraterna como fundamentais à constituição subjetiva operada na trama social. Em um segundo momento, a fratria foi destacada como espaço ético no qual as vicissitudes dos laços sociais se efetuam. A ambivalência Eros-Tanatos foi destacada, especialmente pelo caráter de um dualismo não simplista. Tal discussão abordou os riscos do exercício não tão silencioso da pulsão de morte nas configurações societárias contemporâneas.

Palabras clave : Psicanálise; Sociabilidade; Fratria; Ética; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )