SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicodinâmica da mulher trabalhadora de meia-idade em fase de pré-aposentadoriaA obra poética de Pablo Neruda: um estudo psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

LEONIA CAVALCANTE, Teixeira. Função paterna, fratria e violência: sobre a constituição do socius na psicanálise freudiana. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 195-200. ISSN 1413-8271.

As reflexões que se seguem objetivam elaborar a contribuição freudiana em relação à constituição do sujeito e do socius. Para tanto, iniciou-se com a problematização do artigo Totem e Tabu, ressaltando nele as funções paterna e fraterna como fundamentais à constituição subjetiva operada na trama social. Em um segundo momento, a fratria foi destacada como espaço ético no qual as vicissitudes dos laços sociais se efetuam. A ambivalência Eros-Tanatos foi destacada, especialmente pelo caráter de um dualismo não simplista. Tal discussão abordou os riscos do exercício não tão silencioso da pulsão de morte nas configurações societárias contemporâneas.

Palavras-chave : Psicanálise; Sociabilidade; Fratria; Ética; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )