SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Auto-concepto y desempeño académico en adolescentes: Relaciones con sexo, edad e instituciónA coerção e suas implicações na relação professor-aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SILVA, Cláudia Borim da; BRITO, Márcia Regina Ferreira de; CAZORLA, Irene Maurício  e  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Atitudes em relação à estatística e à matemática: Attitudes toward statistics and toward mathematics. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 219-228. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste trabalho foi verificar se as atitudes em relação à estatística poderiam estar relacionadas às atitudes em relação à matemática desenvolvidas durante a trajetória escolar do estudante. Os sujeitos foram 330 alunos de graduação que cursavam estatística introdutória em 1998. Foi aplicado um questionário, uma escala de atitudes em relação à estatística e outra em relação à matemática. As duas escalas apresentaram altos coeficientes de consistência interna. Verificou-se que os alunos apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática do que em relação à estatística. Não foram encontradas diferenças por gênero nas pontuações das duas escalas. Os alunos de exatas apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática e os de humanas atitudes mais negativas em relação à estatística. Os resultados indicaram que existe uma associação das atitudes em relação à matemática na formação das atitudes em relação à estatística e que essa associação é mais forte para os alunos de humanas.

Palavras-chave : Atitudes; Educação matemática; Educação estatística; Ensino de graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )