SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Atitudes em relação à estatística e à matemática: Attitudes toward statistics and toward mathematics índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

VIECILI, Juliane  e  MEDEIROS, José Gonçalves. A coerção e suas implicações na relação professor-aluno. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp. 229-238. ISSN 1413-8271.

Este artigo tem como objetivo examinar os comportamentos de aluno com história de fracasso escolar (CFE) e alunos sem história de fracasso escolar (SFE) e os comportamentos de coerção e estimulação positiva dos professores em relação a cada grupo de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo com aluno como foco da observação. Os resultados indicam a utilização diferenciada de coerção com alunos CFE e de estimulação positiva com alunos SFE. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não-acadêmicos de ambos os grupos de alunos.

Palavras-chave : Fracasso escolar; Coerção em sala de aula; Interação professor-aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )