SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Assessment of social competence in children under risk situationIntelligence assessment in early childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes  and  MARTINS, Rosana Maria Mohallem. Estilos cognitivos e personalidade: um estudo exploratório de evidências de validade. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 11-19. ISSN 1413-8271.

Com o objetivo de explorar evidências de validade para uma escala de estilos cognitivos em relação a traços de personalidade, foram estudados 135 universitários de ambos os sexos. Os dois instrumentos foram aplicados coletivamente em sala de aula. A escala para medir estilos cognitivos informava sobre os estilos convergente, divergente, holista, serialista, reflexividade e impulsividade; enquanto o inventário de adjetivos marcadores da personalidade fornecia dados sobre os traços realização, extroversão, neuroticismo, abertura e socialização. Com base em suas definições esperavam-se encontrar nove correlações entre os estilos cognitivos e os traços de personalidade. Os dados obtidos não mostraram diferenças nas dimensões de estilo cognitivo relacionadas ao gênero e à idade. Também foram encontradas 12 correlações significativas, cinco delas confirmando as hipóteses e as outras não. Embora algumas evidências de validade para a escala de estilos cognitivos tenham sido detectadas, já que algumas hipóteses foram confirmadas, sugere-se a realização de novas pesquisas que explorem mais esse construto, tanto teoricamente como em relação a validade.

Keywords : Avaliação psicológica; Validade; Traços de personalidade; Big-five; Estilos cognitivos; Estudantes universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License