SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação da competência social em crianças em situação de riscoAvaliação da inteligência na primeira infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes  e  MARTINS, Rosana Maria Mohallem. Estilos cognitivos e personalidade: um estudo exploratório de evidências de validade. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 11-19. ISSN 1413-8271.

Com o objetivo de explorar evidências de validade para uma escala de estilos cognitivos em relação a traços de personalidade, foram estudados 135 universitários de ambos os sexos. Os dois instrumentos foram aplicados coletivamente em sala de aula. A escala para medir estilos cognitivos informava sobre os estilos convergente, divergente, holista, serialista, reflexividade e impulsividade; enquanto o inventário de adjetivos marcadores da personalidade fornecia dados sobre os traços realização, extroversão, neuroticismo, abertura e socialização. Com base em suas definições esperavam-se encontrar nove correlações entre os estilos cognitivos e os traços de personalidade. Os dados obtidos não mostraram diferenças nas dimensões de estilo cognitivo relacionadas ao gênero e à idade. Também foram encontradas 12 correlações significativas, cinco delas confirmando as hipóteses e as outras não. Embora algumas evidências de validade para a escala de estilos cognitivos tenham sido detectadas, já que algumas hipóteses foram confirmadas, sugere-se a realização de novas pesquisas que explorem mais esse construto, tanto teoricamente como em relação a validade.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Validade; Traços de personalidade; Big-five; Estilos cognitivos; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License