SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação da inteligência na primeira infânciaLa centralidad en las comunicaciones y la influencia percibida en los pequeños grupos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

AMARAL, Anna Elisa de Villemor; SILVA, Telma Claudina da  y  PRIMI, Ricardo. Indicadores de alcoolismo no Teste das Pirâmides Coloridas de Max Pfister. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 33-38. ISSN 1413-8271.

A falta de pesquisas sobre a validação de alguns testes psicológicos torna o seu uso limitado, como no caso do Teste das Pirâmides Coloridas de Max Pfister. Apesar desse teste ser uma técnica simples, oferecer uma série de facilidades na testagem individual e ser bastante usado na clínica, não apresenta dados de validação para diagnóstico de quadros psicopatológicos. Realizamos um estudo no qual investigamos um grupo composto por 15 indivíduos diagnosticados como alcoolistas por meio da Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID-I) e comparamos seus resultados com um grupo não clínico de 109 pessoas que nunca procuraram ajuda psiquiátrica ou psicológica. O Teste das Pirâmides Coloridas foi aplicado em ambos os grupos. Os dados foram analisados empregando a regressão logística. Observou-se uma maior porcentagem da cor vermelha e da constância absoluta da cor violeta no grupo clínico em relação ao grupo não clínico.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister; Alcoolismo; Psicodiagnóstico; Validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License