SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1La centralidad en las comunicaciones y la influencia percibida en los pequeños gruposLa hostilidad y su relación con los trastornos cardiovasculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

DIAS, Fernanda. Percepção social e cognição em situações de aprendizagem por conflito sociocognitivo. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 47-52. ISSN 1413-8271.

O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre a aprendizagem mediadas pelo conflito sociocognitivo e o grau de percepção dos sujeitos sobre sua posição sociométrica no grupo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 5 a 7 anos; os procedimentos metodológicos consistiram de pré-teste, três sessões de intervenção e pós-teste. Foram aplicadas provas operatória e de possíveis, teste sociométrico e perceptual. Os resultados mostraram efeitos positivos da intervenção por conflito sociocognitivo. Com base nos dados para conservação de comprimento pôde-se afirmar apenas uma tendência para a relação melhor percepção/maior aprendizagem, não estatisticamente significativa. Quanto à situação de aprendizagem para formas de uma realidade parcialmente escondida, cada uma das situações sociométricas isoladamente não pôde explicar a aprendizagem; entretanto, ao considerar-se a percepção como um todo, a relação maior-percepção/melhor-aprendizagem pôde ser afirmada.

Palabras clave : Percepção social; Aprendizagem; Conflito sociocognitivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License