SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Sofrimento psíquico no trabalho e estratégias defensivas dos operários terceirizados da construção civilGestão estratégica: um estudo de caso de percepção de mudança de cultura organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj; BRANDENBURG, Olivia Justen  e  VIEZZER, Ana Paula. A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 71-79. ISSN 1413-8271.

Esta pesquisa investigou se o otimismo da criança está relacionado ao estilo parental. Os dados provêm de 280 alunos (entre 9 e 12 anos), de duas escola públicas de Curitiba. Os pais foram classificados em um dos quatro estilos parentais (autoritativo, autoritário, indulgente e negligente), de acordo com o escore que seus filhos lhes deram nas duas escalas de responsividade e exigência parental. O otimismo das crianças foi acessado pelo Questionário de Estilo de Atribuição para Crianças. Testes estatísticos (Anova e Correlação) mostraram que pais autoritativos foram associados a maiores escores de otimismo e a menores escores de passividade, enquanto pais negligentes foram associados a menores escores de otimismo e a maiores escores de passividade. Esses resultados mostram que os pais possuem papel importante no processo de aprendizado do otimismo da criança, e sugere que crianças educadas por pais autoritativos estão melhor preparadas para enfrentar as adversidades de forma otimista.

Palavras-chave : Otimismo; Estilo explicativo; Estilos parentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License