SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Sobre as bases dos procedimentos investigativos em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BENETTI, Silvia Pereira da Cruz  e  BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide. Elaboração e estudo de propriedades psicométricas do Inventário de Práticas Parentais. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 103-113. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo é construir um inventário das práticas de socialização empregadas por pais e mães com filhos na idade escolar. A necessidade de construir e de verificar as qualidades psicométricas desta nova medida das práticas parentais, baseada nas teorias socio-cognitivas e sistêmicas, é sistematicamente apresentada. Uma amostra de 106 pais, de ambos os sexos, de crianças com idades que variam entre seis e dez anos foi utilizada para se verificarem as propriedades psicométricas dessa primeira versão. Os resultados obtidos com a amostra em estudo, especificamente aqueles relativos às análises de itens e de dimensões, das correlações e da estrutura fatorial exploratória, corroboram mais fortemente o construto teórico do que as fortes previsões sugeridas por cálculos de correlação interdimensões. Pesquisas são ainda necessárias a fim de prosseguir os estudos psicométricos do IPP.

Palavras-chave : Práticas parentais; Crianças em idade escolar; Medidas, Validade; Fidedignidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )