SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Elaboração e estudo de propriedades psicométricas do Inventário de Práticas ParentaisValidade clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

BIANCO, Anna Carolina Lo. Sobre as bases dos procedimentos investigativos em psicanálise. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 115-123. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho examina as bases da pesquisa psicanalítica. Parte das marcas deixadas nas investigações psicanalíticas pelos procedimentos científicos de disciplinas como a neurologia e a neurofisiologia no século XIX. Em seguida, acompanha o surgimento de um novo objeto, o sujeito do inconsciente, o qual, ainda que requeira operações que mantenham o rigor e a precisão característicos do pensamento científico, implica formas de investigação mais apropriadas ao campo recém-constituído. Por fim, conclui que, ao contrário de emular os procedimentos das ciências naturais, a pesquisa em psicanálise tem de reconhecer a especificidade de seu objeto, pois este só se deixa circunscrever em análise, na qual analista e analisante estão implicados nas próprias produções inconscientes sob investigação. Essa é a particularidade da nova forma de saber que marca de modo indelével o pensamento do século XX em diante.

Palabras clave : Psicanálise; Pesquisa; Inconsciente; História da psicanálise; Pensamento científico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )