SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Validade clínicaVivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BZUNECK, José Aloyseo  e  GUIMARAES, Sueli Édi Rufini. Crenças de eficácia de professores: validação da escala de Woolfolk e Hoy. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 137-143. ISSN 1413-8271.

Crenças de eficácia do professor referem-se a percepções de poder organizar e implementar cursos de ação exigidos para conseguir resultados acadêmicos. Pesquisas indicam que a eficácia do professor se relaciona com o desempenho. A motivação e o senso de eficácia dos estudantes influencia o nível de aspiração do professor, o esforço aplicado no ensino e o seu comportamento em sala de aula, principalmente quanto ao planejamento e à organização das atividades escolares. Entre diversos instrumentos elaborados para medir o senso de eficácia do professor, a escala de Woolfolk e Hoy contém 20 itens que avaliam dois aspectos distintos, que são: o senso de eficácia pessoal e senso de eficácia do ensino. Este trabalho objetivou levantar as propriedades psicométricas de uma versão da escala para o português, com uma grande amostra brasileira. Resultados da análise fatorial exploratória, correlações entre as subescalas e índices de consistência interna revelaram que o instrumento é adequado para avaliação do senso de eficácia do professor com os dois referidos componentes. A discussão focalizou o significado dos dois fatores relacionados com as subescalas, mostrou as implicações para futuras pesquisas e apresentou sugestões para a criação de instrumentos de medida dessas variáveis.

Palavras-chave : Crenças de eficácia; Senso de eficácia do professor; Validação de escalas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )