SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Crenças de eficácia de professores: validação da escala de Woolfolk e HoyAlfabetização, operatoriedade e nível de maturidade em crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CAIRES, Susana  e  ALMEIDA, Leandro S.. Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas ensino. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 145-153. ISSN 1413-8271.

Centrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”.

Palavras-chave : Estágio; Desenvolvimento de jovens-adultos; Transição universidade-trabalho; Formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )