SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Experiences and perceptions during practicum: a study with preservice teachersTheodore Millon, a theory of the personality and its pathology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

CUNHA, Claudia Araújo da; BRITO, Marcionila Rodrigues daSilva  and  SILVA, Scheila Maria Ferreira e. Alfabetização, operatoriedade e nível de maturidade em crianças do ensino fundamental. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 155-162. ISSN 1413-8271.

Este trabalho teve como objetivo discutir as possíveis relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem na escrita, o nível intelectual e maturacional de crianças de segunda série do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se a Escala de Avaliação na Aprendizagem da Escrita (ADAPE), bem como da prova de conservação de comprimento e do teste CAT-H. Os três testes foram aplicados em 60 crianças, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública de ensino. Os coeficientes de correlação por postos de Spearman sugerem que não houve correlações significantes entre os resultados relativos aos três testes e às idades dos sujeitos. Porém, pôde-se encontrar diferença significativa quando comparados os resultados do ADAPE com relação ao sexo feminino ou masculino, encontrando um melhor desempenho dos sujeitos do sexo feminino.

Keywords : Dificuldade de aprendizagem; Nível de maturidade; Raciocínio lógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )