SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Depression, a misery without border: social representations between children and elderlyMeanings and practices of male adolescents about sexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

ARTECHE, Adriane Xavier  and  BANDEIRA, Denise Ruschel. Bem-estar subjetivo: um estudo com adolescentes trabalhadores. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 193-201. ISSN 1413-8271.

A presente pesquisa avaliou o bem-estar subjetivo, comparando adolescentes em dois distintos regimes de trabalho e adolescentes não trabalhadores. A amostra foi composta de 193 jovens (77 não trabalhadores, 58 trabalhadores em regime regular e 58 trabalhadores em regime educativo) entre 14 e 17 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram um questionário demográfico, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida, as Escalas de Afeto Positivo e Afeto Negativo e a Escala de Eventos Estressores. Os resultados mostraram que o trabalho na adolescência pode ser positivo, especialmente para adolescentes em regime de trabalho educativo, já que se mostraram mais satisfeitos com suas vidas, principalmente em relação à subescala self comparado. Na comparação entre os dois grupos de jovens trabalhadores, aqueles de regime educativo mostraram-se mais satisfeitos com seu trabalho.

Keywords : Satisfação de vida; Afeto; Projetos sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )