SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Bem-estar subjetivo: um estudo com adolescentes trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

TONELI, Maria Juracy Filgueiras et al. Concepções e práticas de adolescentes do sexo masculino sobre sexualidade. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 203-211. ISSN 1413-8271.

Este trabalho resulta de pesquisa realizada em Florianópolis, que investigou as significações atribuídas por adolescentes do sexo masculino à vida sexual e reprodutiva. Com o objetivo de aprofundar os temas abordados mediante questionário (n = 241), na etapa inicial foram entrevistados doze estudantes de escolas públicas e privadas do nível médio. As entrevistas semiestruturadas obedeceram aos seguintes eixos temáticos: relacionamento familiar, representações de gênero, sexualidade, prevenção Dsts/Aids/gravidez. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo temático e os resultados indicaram a manutenção de posições conservadoras quanto às representações de gênero, homossexualidade, gravidez na adolescência e valores familiares.

Palavras-chave : Adolescência; Sexualidade; Saúde reprodutiva; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )