SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Medida da satisfação em relacionamento de casalAlphaCI: un programa de cálculo de intervalos de confianza para el coeficiente alfa de Cronbach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

MALLAR, Sandra Cristina  y  CAPITAO, Cláudio Garcia. Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.1, pp. 19-29. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de verificar se professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais apresentavam-se com hardiness e, conseqüentemente, sem burnout, como também verificar a validade concorrente entre as dimensões dos instrumentos Maslach burnout Inventory e o Personal Views Survey. Participaram 56 professores que trabalhavam exclusivamente com alunos com necessidades especiais, na faixa etária compreendida entre 19 e 54 anos. Verificou-se que cinco professores apresentavam personalidade resistente ao estresse e outros três, que não apresentavam hardiness, apresentavam burnout. Realizada a análise de correlação entre as dimensões dos dois instrumentos, verificou-se que apenas as dimensões Controle e Redução da Realização Pessoal estão positivamente correlacionadas. Assim, pôde-se concluir que há validade concorrente entre os dois instrumentos, e se confirmou a hipótese de que portadores de hardiness conseguem atenuar os efeitos do estresse e desenvolvem menos burnout.

Palabras clave : burnout; hardiness; Professores; Validade concorrente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )