SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1AlphaCI: un programa de cálculo de intervalos de confianza para el coeficiente alfa de CronbachPublicações em psicologia do desenvolvimento em dois periódicos nacionais na década de 1990 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César  e  SOARES, Joceli Vergínia Toledo. Consciência sintática no ensino fundamental: correlações com consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.1, pp. 39-47. ISSN 1413-8271.

Habilidades metalingüísticas, como consciência fonológica e consciência sintática, são importantes à aquisição de leitura e escrita. Provas de consciência fonológica por escolha de figuras, escrita sob ditado, competência de leitura e vocabulário receptivo auditivo já se encontram disponíveis na bibliografia. Este estudo apresenta a Prova de Consciência Sintática e dados preliminares de validação com 204 crianças de 1a a 4a séries do ensino fundamental. Resultados mostraram efeito significativo da série escolar sobre o escore geral na Prova de Consciência Sintática e os escores específicos de seus quatro subtestes, mesmo depois de controlado o efeito da inteligência verbal usando o escore em vocabulário como covariante. O efeito da série escolar também foi significativo para os escores em consciência fonológica, competência de leitura, escrita sob ditado e vocabulário. Os escores gerais dos cinco testes mostraram-se positiva e significativamente intercorrelacionados, corroborando evidências bibliográficas sobre as relações entre leitura, escrita e habilidades metalingüísticas.

Palavras-chave : Metalinguagem; Alfabetização; Fonologia; Léxico; Sintaxe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )