SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Publications in developmental psychology in two Brazilian journals in the 1990sThe craving evaluation in alcoholics in abstinence syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MAUAD, Luiza Cristina; GUEDES, Maria do Carmo  and  AZZI, Roberta Gurgel. Análise do comportamento e a habilidade de leitura: um levantamento crítico de artigos do JABA. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.1, pp. 59-69. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho pretendeu, por meio de uma análise de revisão de artigos sobre habilidade de leitura no ensino regular no Journal of Applied Behavior Analysis - JABA nos anos de 1968 a 2002, identificar as formas de atuação propostas pela Análise do Comportamento para ensinar ou remediar esta habilidade. Montando-se um banco de dados de artigos encontrados e utilizando-se palavras-chave que nortearam a busca na web site do periódico, foi possível identificar os delineamentos experimentais utilizados nas intervenções, as variáveis experimentais manipuladas pelo experimentador, as variáveis de observação que foram tanto um comportamento apresentado pelo sujeito quanto uma modificação ambiental expressando esse comportamento, os tipos de reforçadores empregados e o objetivo de cada intervenção. O espectro das variáveis analisadas indicou múltiplas possibilidades interventivas que podem ser aplicadas em uma sala de aula do ensino regular de leitura aumentando a performance do aluno nesta habilidade. Na condição de prática do professor em procedimentos operantes pode ser possível aumentar a performance de ler do aluno e os procedimentos de tutoria apresentados mostraram-se como alternativa efetiva para classes numerosas, o que se aproxima da realidade do ensino regular.

Keywords : Análise do comportamento; Habilidade de leitura; Alfabetização; Ensino regular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )