SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Identidade judaica: formação, manutenção e possível modificação à luz da psicologia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

TONI, Plínio Marco De; SALVO, Caroline Guisantes De; MARINS, Marcos César  e  WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj. Etologia humana: o exemplo do apego. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.1, pp. 99-104. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo é apresentar, de maneira didática, a perspectiva evolucionária no estudo do comportamento humano. Para isso, apresenta-se a etologia, apontando algumas variações nas perspectivas de estudo da área. A etologia surgiu com o objetivo de estudar os comportamentos inatos nas diversas espécies em ambiente natural. Atualmente pode-se falar em duas tendências: a etologia tradicional e a ecologia comportamental, preocupadas, respectivamente, com as causas imediatas e evolutivas do comportamento. Superando concepções dualistas como inato-aprendido e natureza-cultura, a etologia tem contribuído para a compreensão do comportamento humano. Neste artigo, apresenta-se como exemplo o desenvolvimento do apego, relacionando pressões seletivas, neotenia, cuidados parentais e o surgimento da instituição familiar.

Palavras-chave : Etologia humana; Ecologia comportamental; Teoria do apego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )