SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Tradução, equivalência semântica e adaptação cultural do Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

ROSARIO, Pedro; ALMEIDA, Leandro S.; NUNEZ, José Carlos  y  GONZALEZ-PIENDA, Julio A.. Abordagem dos alunos à aprendizagem: análise do construto. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 117-127. ISSN 1413-8271.

A partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial, profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö. Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto rendimento em futuras investigações.

Palabras clave : Abordagem à aprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Orientações à aprendizagem; Motivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )