SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Abordagem dos alunos à aprendizagem: análise do construtoAvaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

PEDROSO, Rosemeri Siqueira; OLIVEIRA, Margareth da Silva; ARAUJO, Renata Brasil  y  MORAES, João Feliz Duarte. Tradução, equivalência semântica e adaptação cultural do Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ). PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 129-136. ISSN 1413-8271.

O objetivo desse estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e verificar a equivalência semântica do Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ), o qual avalia as crenças em relação ao uso de maconha, podendo ser importante no tratamento e prognóstico dos dependentes químicos desta substância. O MEQ foi traduzido do inglês para o português, aplicado em 10 sujeitos e submetido ao brainstorming num grupo de 4 sujeitos para reprodução individual e verbal, item a item. Realizou-se o back-translation, uma versão para o idioma de origem, a partir da primeira tradução e do brainstorming. Logo após, traduziu-se novamente para o português. Todo o processo foi analisado por um comitê de juízes especialistas, os quais emitiram pareceres com as observações pertinentes. Realizou-se a análise descritiva interjuízes, verificando-se freqüências e porcentagens. Considerando-se os pareceres dos especialistas, construiu-se então a versão final do MEQ - adaptação brasileira.

Palabras clave : Equivalência semântica; Expectativas; Maconha; Questionário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )