SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesaCrenças no paranormal e estilos de pensamento racional versus experiencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

VASCONCELOS, Tatiana Cristina et al. Preconceito e intenção em manter contato social: evidências acerca dos valores humanos. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 147-154. ISSN 1413-8271.

Este trabalho objetivou conhecer como os valores humanos estão relacionados às atitudes preconceituosas e à intenção em manter o contato social com pessoas negras. Para tanto, contou-se com uma amostra de 303 pessoas da população geral da cidade de João Pessoa (PB), a maioria mulheres com idades compreendidas entre 12 e 74 anos (M = 30,5; DP = 14,2). Seguindo-se um procedimento padrão, foi pedido que respondessem aos seguintes instrumentos: Escala de Atitudes Preconceituosas, Escala de Intenção de Contato Social, Questionário dos Valores Humanos Básicos e um questionário de Caracterização da Amostra. Os resultados foram consistentes em relação a achados anteriores. As atitudes preconceituosas correlacionaram-se principalmente com os valores suprapessoais. Encontrou-se, ademais, que os valores suprapessoais e de realização atuaram como bons preditores para as atitudes preconceituosas, e que estas foram boas explicadoras da intenção em manter contato social com negros.

Palabras clave : Negros; Atitudes preconceituosas; Contato social; Valores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )