SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Evidências de validade de uma escala de desempenho docente em informática educacionalPercepção de cultura organizacional: uma análise empírica da produção científica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SEMINOTTI, Nedio; BORGES, Beatriz Giacomoni  e  CRUZ, Jamile Londero. O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 181-189. ISSN 1413-8271.

O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É desejável que crie um ambiente de aprendizagem no qual os alunos possam produzir conhecimento e que o conhecimento seja acompanhado por igual crescimento de suas consciências. Esta pesquisa objetivou compreender a contribuição de distintas organizações dos alunos em sala de aula, mais eficazes aos fins mencionados. Participaram da pesquisa 23 grupos, num total de 600 alunos. Os dados foram coletados por meio de instrumento de observação de grupo e do diário de campo e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a auto-organização dos alunos, em sala de aula, articulada com a organização formal, constituem organizadores mais eficazes no cumprimento dos desafios aludidos e, ainda, que não há uma separação nítida entre papéis e lideranças na organização do grupo, posto que todos estes, na interação humana, são entendidos como lideranças.

Palavras-chave : Ambiente de aprendizagem; Pequeno grupo; Organização; Liderança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )