SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagemHabilidades sociais em mulheres obesas: um estudo exploratório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

COELHO JUNIOR, Francisco Antonio  y  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Percepção de cultura organizacional: uma análise empírica da produção científica brasileira. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 191-199. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho objetiva revisar os principais relatos empíricos nacionais recentes, entre os anos de 1996 e 2001, que tratem do tema de percepção de cultura organizacional. O método incluiu a análise sistemática de periódicos científicos das áreas de Administração e Psicologia. Os resultados indicaram que as pesquisas sobre percepção de cultura utilizam, em geral, métodos qualitativos, com ênfase em estudos de caso, adotando-se, inclusive, conceitos difusos de cultura organizacional. As temáticas de estudo são amplas e não complementares entre si. Conclui-se que há significativas limitações na área, de cunho teórico e metodológico, o que provoca lacunas significativas ao pleno desenvolvimento do campo de estudo em questão.

Palabras clave : Percepção de cultura organizacional; Cultura organizacional; Comportamento organizacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )