SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Habilidades sociais em mulheres obesas: um estudo exploratório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

ALBORNOZ, Ana Celina Garcia  y  NUNES, Maria Lúcia Tiellet. A dor e a constituição psíquica. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 211-218. ISSN 1413-8271.

Este artigo aborda uma temática que atinge a todos: a infância e a adolescência marcadas pelas privações. O abandono, a negligência e o abuso físico, sexual e psicológico de crianças e de adolescentes são fatos reais e freqüentes na vida dos mesmos. A literatura psicanalítica sustenta a idéia de que as vivências de privação geram importantes seqüelas no desenvolvimento emocional, podendo marcar de forma peculiar a vida das pessoas para sempre. O percurso teórico realizado neste artigo aponta que crianças e adolescentes vitimizados apresentam dificuldades para investir em si mesmos e nos outros, o que os torna portadores de sintomas dificultadores da adaptação pessoal, social, escolar, institucional e familiar. É fundamental que eles possam elaborar as suas vivências passadas traumáticas, retomar o desenvolvimento de forma saudável e atualizar os seus potenciais.

Palabras clave : Desamparo; Privação; Infância; Atrasos desenvolvimentais; Comportamentos violentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )