SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Análise fatorial do Questionário de Estilos Parentais (PAQ) em uma amostra de adultos jovens universitáriosEstudo de fidedignidade e validade da Escala de Avaliação de Dor Psicológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

BAPTISTA, Makilim Nunes. Desenvolvimento do Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF): estudos psicométricos preliminares. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 11-19. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi o de construir, verificar evidências de validade e fornecer medidas de confiabilidade de um inventário para avaliar o suporte familiar, intitulado Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). O inventário foi construído baseado em diversos instrumentos de suporte familiar internacionais, bem como em dados de uma pesquisa de levantamento com participantes universitários sobre quais os quesitos necessários de uma família "ideal". Inicialmente composto por 192 itens e, após análise fatorial, reduzido a 43 itens, o IPSF foi aplicado em 346 universitários de vários cursos de uma universidade particular do interior de São Paulo. As quatro dimensões apontadas pela análise fatorial para o IPSF e seus respectivos coeficientes alfa de Cronbach foram a Inadaptação Familiar (0,88); Afetividade Familiar (0,86); Consistência Familiar (0,83) e Autonomia Familiar (0,81). Todas as dimensões apresentaram eigenvalues superiores a 1,5, explicando 42,80% da variância total, com cargas fatoriais acima de 0,45, e os resultados desta análise preliminar corroboram o propósito de construir um inventário sobre a percepção de suporte familiar.

Palabras clave : Suporte familiar; Validade; Precisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )