SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Desenvolvimento do Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF): estudos psicométricos preliminaresAspectos psicossociais da prevenção do infarto: construção e validação de um instrumento de medida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FENSTERSEIFER, Liza  e  WERLANG, Blanca Susana Guevara. Estudo de fidedignidade e validade da Escala de Avaliação de Dor Psicológica. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 21-29. ISSN 1413-8271.

Na área da suicidologia, Shneidman propôs a Escala de Avaliação de Dor Psicológica - PPAS. O objetivo deste estudo foi identificar as propriedades psicométricas da PPAS, em adolescentes da população geral, com e sem ideação suicida. A amostra foi de 525 adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, de escolas públicas e privadas de Porto Alegre. Utilizou-se o Inventário de Depressão de Beck, a Escala de Desesperança de Beck, a Escala de Ideação Suicida de Beck e a PPAS. Quanto à fidedignidade, verificou-se um coeficiente de consistência interna de 0,55 (p<0,001) e de estabilidade temporal de 0,93 (p<0,001). Quanto à validade discriminante, a PPAS demonstrou ser capaz de diferenciar adolescentes com e sem ideação suicida; para a validade convergente, chegou-se a uma correlação de fraca a moderada; a validade fatorial sugeriu a existência de três dimensões. Concluiu-se que são necessários outros estudos com a PPAS, inclusive com populações clínicas, uma vez que não foram encontradas propriedades psicométricas ideais.

Palavras-chave : Escala de Avaliação de Dor Psicológica; Fidedignidade; Validade; Adolescentes; Ideação suicida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )