SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Study of reliability and validity of Psychological Pain Assessment ScaleEye movements and scan patterns in mental rotation tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

FORMIGA, Andréa Soares de Castro; DIAS, Mardonio Rique  and  SALDANHA, Ana Alayde Werba. Aspectos psicossociais da prevenção do infarto: construção e validação de um instrumento de medida. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 31-40. ISSN 1413-8271.

Com base na Teoria da Ação Racional (TAR) como um bom recurso para a explicação de uma série de comportamentos ligados à saúde, procurou-se investigar a intenção de pessoas, incluindo infartadas, em praticar a caminhada, no mínimo, três vezes por semana. Para isso, foi construído, validado e aplicado um instrumento composto de 22 itens, numa amostra de 302 pessoas da população em geral, para verificar a intenção de exercerem tal comportamento. Os resultados demonstraram que o Modelo da TAR é capaz de predizer o comportamento em questão. Uma análise de Regressão Múltipla explicou 42% da variância obtida na intenção comportamental, mediante crenças normativas gerais, atitude e crenças comportamentais gerais, como determinantes para o comportamento de caminhar, no mínimo, três vezes por semana. As variáveis de natureza normativa foram as responsáveis pela maior parte da variância explicada, apresentando, desta forma, a sua importância para intervenções visando à adoção do comportamento investigado.

Keywords : Exercício físico; Prevenção; Psicossocial; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )