SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estudo de fidedignidade e validade da Escala de Avaliação de Dor PsicológicaMovimentos oculares e padrões de busca visual em tarefas de rotação mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FORMIGA, Andréa Soares de Castro; DIAS, Mardonio Rique  e  SALDANHA, Ana Alayde Werba. Aspectos psicossociais da prevenção do infarto: construção e validação de um instrumento de medida. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 31-40. ISSN 1413-8271.

Com base na Teoria da Ação Racional (TAR) como um bom recurso para a explicação de uma série de comportamentos ligados à saúde, procurou-se investigar a intenção de pessoas, incluindo infartadas, em praticar a caminhada, no mínimo, três vezes por semana. Para isso, foi construído, validado e aplicado um instrumento composto de 22 itens, numa amostra de 302 pessoas da população em geral, para verificar a intenção de exercerem tal comportamento. Os resultados demonstraram que o Modelo da TAR é capaz de predizer o comportamento em questão. Uma análise de Regressão Múltipla explicou 42% da variância obtida na intenção comportamental, mediante crenças normativas gerais, atitude e crenças comportamentais gerais, como determinantes para o comportamento de caminhar, no mínimo, três vezes por semana. As variáveis de natureza normativa foram as responsáveis pela maior parte da variância explicada, apresentando, desta forma, a sua importância para intervenções visando à adoção do comportamento investigado.

Palavras-chave : Exercício físico; Prevenção; Psicossocial; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )