SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Aspectos psicossociais da prevenção do infarto: construção e validação de um instrumento de medidaPsicoterapias breves psicodinâmicas: características da produção científica nacional e estrangeira (1980/2003) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

COVRE, Priscila; MACEDO, Elizeu Coutinho de; CAPOVILLA, Fernando César  e  SCHWARTZMAN, José Salomão. Movimentos oculares e padrões de busca visual em tarefas de rotação mental. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 41-49. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo é identificar as estratégias utilizadas nas tarefas de rotação mental pela análise dos traçados dos movimentos oculares. Foi analisado o desempenho de 40 participantes na comparação de pares de objetos tridimensionais rotacionados no eixo y, com diferenças de angulação de 0o a 180o. Foi utilizado um sistema computacional de rastreamento dos movimentos oculares (eyetracking) durante a visualização de figuras. Os resultados mostram que tempo de julgamento, duração média das fixações do olho, número de fixações nos objetos e número de alternâncias entre os dois objetos aumentam em função da diferença de angulação. Análise dos traçados oculares, com base na inspeção visual, indica o uso de dois tipos de estratégias: rotação mental em torno dos eixos padrões e comparação independente da orientação. O uso dessas estratégias é discutido com relação ao desempenho dos participantes e à memória de trabalho.

Palavras-chave : Rotação mental; Busca visual; Direção do olhar; Eyetracking.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )