SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Psicoterapias breves psicodinâmicas: características da produção científica nacional e estrangeira (1980/2003)Educação superior e crescimento pessoal: motivações sociais entre personagens nucleares do meio universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

SCHMIDT, Eluisa Bordin; PICCOLOTO, Neri Maurício  y  MULLER, Marisa Campio. Depressão pós-parto: fatores de risco e repercussões no desenvolvimento infantil. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 61-68. ISSN 1413-8271.

A depressão pós-parto é uma condição que afeta 10% a 15% das mulheres no pós-parto. Este quadro tem seu início em algum momento durante o primeiro ano do pós-parto, havendo maior incidência entre a quarta e oitava semana após o parto. Geralmente se manifesta por um conjunto de sintomas como irritabilidade, choro freqüente, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de energia e motivação, desinteresse sexual, transtornos alimentares e do sono, ansiedade, sentimentos de incapacidade de lidar com novas solicitações. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica acerca da depressão pós-parto. São abordados aspectos conceituais, epidemiológicos, fatores de risco associados a sua ocorrência e algumas repercussões da depressão pós-parto na relação materno-infantil e no desenvolvimento da criança. O conhecimento destes aspectos reveste-se de grande importância considerando as conseqüências prejudiciais às mães bem como ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional de suas crianças.

Palabras clave : Depressão pós-parto; Sintomas; Desenvolvimento da criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )