SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Depressão pós-parto: fatores de risco e repercussões no desenvolvimento infantilAtividades lúdicas, gênero e vida adulta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

COLETA, José Augusto Dela  e  COLETA, Marilia Ferreira Dela. Educação superior e crescimento pessoal: motivações sociais entre personagens nucleares do meio universitário. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 69-75. ISSN 1413-8271.

Baseando-se nos resultados de quase duas dezenas de estudos conduzidos com sujeitos brasileiros, todos personagens nucleares relacionados ao meio universitário (professores, candidatos, alunos, egressos), envolvendo variáveis contidas nos modelos de cultura maior (social) e de cultura menor (industrial), propostos por Romero-Garcia para explicar o processo motivacional de indivíduos vivendo em sociedades em vias de desenvolvimento, este trabalho evidencia a consistência teórica dos modelos propostos. A análise destes estudos aponta para a importância do nível de escolaridade e socioeconômico, do ambiente motivacional do lar e do porte da cidade onde vivem os sujeitos para a caracterização psicossocial de sua cultura.

Palavras-chave : Cultura; Motivações sociais; Estudantes; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )