SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Educação superior e crescimento pessoal: motivações sociais entre personagens nucleares do meio universitárioAutoconhecimento e liberdade no behaviorismo radical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

PYLRO, Simone Chabudee  y  ROSSETTI, Claudia Broetto. Atividades lúdicas, gênero e vida adulta. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 77-86. ISSN 1413-8271.

Buscou-se averiguar como a preferência lúdica se evidencia na idade adulta em relação ao gênero, por meio da investigação das atividades lúdicas preferidas e praticadas por adultos jovens. Para tanto, procedeu-se à aplicação coletiva de um questionário contendo questões abertas e fechadas a 213 universitários capixabas, de ambos os gêneros, entre 21 e 40 anos. Verificou-se que pouco tempo tem sido dedicado aos jogos e brincadeiras no dia-a-dia dos participantes. As atividades preferidas foram namorar, estar com amigos, ir ao cinema, ouvir música e assistir TV. Entre as atividades tipicamente masculinas destacaram-se futebol e jogos e brincadeiras agressivas. As atividades lúdicas consideradas tipicamente femininas estão relacionadas, principalmente, a jogos simbólicos. Entre os fatores que dificultam a prática de atividades lúdicas sobressaíram-se trabalho, estudo e cansaço. Perceberam-se diferenças marcantes, segundo os gêneros, no que diz respeito às atividades lúdicas praticadas, bem como ao tempo dedicado a tais atividades.

Palabras clave : Adulto; Gênero; Lúdico; Lazer.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )