SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Identification with Alternative Groups Scale: development and validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

KLEIN, John Manuel  and  GONCALVES, Alda da Graça André. A adesão terapêutica em contexto de cuidados de saúde primários. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 113-120. ISSN 1413-8271.

A questão da adesão aos regimes de tratamento tem sido abordada, nos últimos anos, numa perspectiva bio- psicossocial pelos investigadores. Nesse sentido, o presente estudo procura investigar a prevalência de determinados comportamentos de saúde, nomeadamente a adesão terapêutica e em que medida a percepção de saúde influencia este componente. Para isso, construímos e aplicámos o QIAT (Questionário Informativo de Adesão Terapêutica) aos utentes dum centro de saúde (N = 273). Os resultados indicam que, de um modo geral, a não-adesão não se deve ao esquecimento ou a alterações na medicação. Em relação às crenças e atitudes face aos médicos e à Medicina por parte dos utentes, existe a crença de excesso de prescrição medicamentosa, assim como uma confiança exacerbada relativa ao efeito terapêutico dos fármacos e a culpabilização dos doentes por parte dos profissionais de saúde, aquando do insucesso do tratamento.

Keywords : Adesão terapêutica; Medicação; Crenças; Centro de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )