SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A adesão terapêutica em contexto de cuidados de saúde primáriosBateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PIMENTEL, Carlos Eduardo; GOUVEIA, Valdiney V.  e  FONSECA, Patrícia Nunes da. Escala de Identificação com Grupos Alternativos: construção e comprovação da estrutura fatorial. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 121-127. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi construir e validar uma escala para medir a identificação dos jovens com grupos alternativos. Participaram da pesquisa 548 estudantes do ensino médio, majoritariamente com idade variando de 13 e 19 anos (97,6%; M=16,2, DP=1,74). Estes responderam um bloco de questionários, entre os quais a Escala de Identificação com Grupos Alternativos, que se compõe de sete itens-grupos (hippies, punks, skinheads, headbangers, skatistas, surfistas e funkeiros), respondidos em escala de cinco pontos. Os resultados indicaram uma estrutura unifatorial, com todos os itens apresentando saturações acima de 0,65; este fator geral obteve um eigenvalue de 4,02, explicando 56% da variância total, com consistência interna (a de Cronbach) de 0,87. Portanto, conclui-se que esta é uma medida adequada para fins de pesquisa, sendo útil quando o propósito for conhecer a identificação dos jovens com grupos alternativos, a exemplo dos surfistas e punks.

Palavras-chave : Grupos alternativos; Identificação grupal; Jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )