SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Escala de Identificação com Grupos Alternativos: construção e comprovação da estrutura fatorialA construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SCHELINI, Patrícia Waltz  e  WECHSLER, Solange. Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumentoMultidimensional Battery for Children's Intelligence: development of an instrument. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 129-139. ISSN 1413-8271.

O estudo objetivou elaborar um conjunto de testes, denominado "Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil" ou BMI, para avaliar capacidades do Modelo Cattell-Horn-Carroll. Entre as capacidades avaliadas estão as de inteligência cristalizada, inteligência fluida, velocidade de processamento cognitivo, memória a curto prazo, armazenamento e recuperação associativa a longo prazo e conhecimento quantitativo. A BMI foi composta por nove testes, apresentados a duas amostras de participantes. A primeira foi formada por 240 crianças, com idade entre sete e 12 anos. Constituída para que novos itens fossem testados, a segunda amostra foi formada por outras 206 crianças. Os resultados demonstraram a influência altamente significativa da idade sobre o desempenho dos testes. Os testes Informação Geral, Indução, Desempenho em Matemática, Vocabulário Geral e Vocabulário Ilus-trado apresentaram elevados coeficientes de precisão. A análise dos índices de dificuldade e do poder discriminativo permitiu a seleção do conjunto mais adequado de questões para compor a configuração final da Bateria.

Palavras-chave : Inteligência; Testes; Modelo Cattell-Horn-Carroll; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )