SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumentoAvaliação psicológica e prognóstico de comportamento desviante numa corporação militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

STEIN, Lilian Milnitsky et al. A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 141-147. ISSN 1413-8271.

O artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa.

Palabras clave : Avaliação discente; Pós-Graduação; Construção de instrumentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )